Mediador - Coordenador de debate - Monitor - Relator
PAINÉIS DE PESQUISAS REALIZADAS – REVISTA
INTERFACE
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Metodologia:
Pesquisas aprovadas para
publicação pela Revista Interface, em número especial dedicado ao tema da
Educação Popular em Saúde, serão apresentadas em exposições de 15 minutos.
Após as apresentações haverá debate.
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FUNÇÃO
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ATRIBUIÇÕES
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Mediador
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Ao mediador cabe:
·
Iniciar
a atividade e concluir no horário estipulado;
·
Explicitar
no início da atividade o tempo de fala de cada expositor e dos participantes
de forma democrática;
·
Distribuir
e garantir o tempo de fala;
·
Durante
o debater corrigir desvios de assunto de modo a manter o foco da discussão e
evitar polarizações e falas prolongadas;
·
Apresentar
relatório sucinto do andamento da atividade.
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DEBATES DE TEMAS TRANSVERSAIS
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Metodologia:
Cada tema transversal terá a sua discussão iniciada por três exposições de
até 20 minutos, que serão seguidas por trabalhos em pequenos grupos. As
discussões e encaminhamentos serão posteriormente elaborados coletivamente na
plenária. Para isto, cada tema será debatido durante quatro horas.
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FUNÇÃO
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ATRIBUIÇÕES
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Coordenação do debate
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Ao coordenador do debate cabe:
·
Iniciar
a atividade e concluir no horário estipulado;
·
Apresentar
a atividade - nome e objetivo;
·
Apresentar
os convidados, baseando-se no minicurrículo apresentado e localizando estes e
os outros convidados dentro do assunto a ser discutido;
·
Apresentar
a metodologia e explicitar: tempo de cada expositor (20 minutos no máximo);
·
Orientar
a organização dos grupos – que devem durar aproximadamente 1 hora e 30
minutos.
·
Orientar
como devem funcionar os pequenos grupos;
Observação:
Nos pequenos grupos deve-se evitar
apresentações pessoais – a experiência mostra que as apresentações tomam
muito tempo e transformam-se, em alguns casos, no tema principal. É comum as
pessoas confundirem apresentação com exposição de ideias e perspectivas a
respeito da atividade. Cada pessoa ao tomar a palavra, dentro do tempo
pactuado para cada fala, pode se apresentar.
·
Iniciar
o debate em plenária após o término dos trabalhos em grupo;
·
Coordenar
a fala dos relatores dos pequenos grupos cuidando do tempo de apresentação;
·
Fazer
o fechamento da atividade, apontando os principais pontos debatidos;
·
Contribuir
com a relatoria na confecção do relatório final das atividades para apresentação
na plenária final;
·
Apresentar
o relatório juntamente com o relator na plenária final.
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Círculos de cultura
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Metodologia - Cada círculo de
cultura debaterá e buscará elaborar encaminhamentos para um contexto
específico de formação em saúde. Haverá círculos de cultura simultâneos que
terão a duração de quatro horas. Cada um deles se iniciará com uma provocação
de até 10 minutos feita por pessoas com experiências relevantes neste campo.
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FUNÇÃO
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ATRIBUIÇÕES
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Coordenação do debate
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Ao coordenador do debate cabe:
·
Antes
de iniciar o circulo de cultura conversar com os problematizadores e combinar
sua organização:
ü
Preferencialmente
a sala deverá ser organizada em circulo com os problematizadores sentando-se entre
os participantes e não um ao lado do outro;
ü
As
falas devem ser para problematizar, criar dúvidas, provocar o debate;
·
Iniciar
a atividade e concluir no horário estipulado;
·
Apresentar
a atividade - nome e objetivo;
·
Apresentar
os convidados, baseando-se no minicurrículo apresentado e localizando-o dentro
do assunto a ser discutido;
·
Apresentar
a metodologia e explicitar o tempo de cada problematizador (10 minutos no
máximo);
·
Controlar
o tempo de fala de cada problematizador;
·
Após
a fala dos problematizadores, pactuar com os demais participantes do circulo
de cultura o tempo de fala de cada um;
·
Avaliar
durante o debate, oportunidades para reinserir os problematizadores;
·
Cuidar
para que o debate não se desvie do assunto principal. Em caso de desvio do
assunto, pode-se fazer síntese do que está sendo debatido e reposicionar a
discussão.
·
Controlar
o tempo de fala de cada participante de modo democrático e equânime.
Observação:
Recomendamos 3 minutos de fala para
cada participante de cada vez e que este tempo seja cobrado pelo coordenador
para todos. No circulo não deve haver autoridades ou pessoas mais importantes
do que outras.
Poderia estipular uma pessoa para
erguer uma plaquinha avisando que o tempo acabou.
·
Durante
do debate o coordenador pode e deve contribuir com as provocações, com o
cuidado de não se transformar em um debatedor;
·
Fazer
o fechamento do circulo de cultura apontando os principais assuntos debatidos
e as sínteses provisórias. Isso pode ser feito com a participação da roda;
·
Contribuir
com o relatoria na confecção do relatório final das atividades para apresentação
na plenária final;
·
Apresentar
o relatório juntamente com o relator na plenária final.
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MONITORES
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A monitoria é constituída por estudantes
que se voluntariaram para contribuir com o Seminário nas seguintes funções
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ATIVIDADE
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ATRIBUIÇÕES
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Secretariado
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Credenciamento, entrega de materiais
aos participantes, venda de livros e apoio na relatoria.
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Comunicação
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Registro fotográfico e filmagem de
momentos do evento, atualizações do blog (informações do que estiver
ocorrendo no evento) e redes sociais; relatoria.
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Infraestrutura
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Apoio aos palestrantes (materiais,
água), organização dos ambientes dos círculos de cultura, decoração;
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RELATORES
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Aos relatores caberão registrar a
síntese das principais ideias discutidas na atividade.
Ao relator fotográfico caberá registrar
imagens da atividade.
Devem observar:
·
Descrever
a atividade a partir das questões propostas de forma objetiva, clara e sem
colocações e opiniões pessoais que não estejam figuradas na discussão;
·
Em
conjunto com os coordenadores de debates produzir relatórios sintéticos para
apresentação na plenária final.
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